6 de junho de 2007

Teatro Carmo Artes & Bar do Lago <<< UM ANO A PRODUZIR E ACOLHER CULTURA

Com uma selecção ecléctica, propomos, durante o mês de Junho, debates, exposições, peças de teatro, concertos e um ciclo de cinema.

O Bar do Lago assinala no próximo dia 9 de Junho o primeiro aniversário. Apostando num selecção eclética, o BL propõe múltiplas actividades durante todo o mês. Em exposição, desde dia 1 de Junho, encontra-se a mostra "Rostos e Transfigurações" de Antero Alda, resultante da selecção de 16 retratos de rostos femininos recolhidos entre 2005 e 2007 em diversas aldeias do Barroso, Peneda-Gerês, Nordeste Transmontano e Alentejo.

No dia 5, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o BL é o palco escolhido para o debate "Comunidades Sustentáveis: o Ambiente, a Política e Penafiel". A discussão conta com o contributo de representantes das juventudes partidárias penafidelenses e pretende analisar as políticas ambientais para o concelho penafidelense, no que toca à melhoria da qualidade de vida da população.

Na quarta-feira, às 21h30, prossegue o ciclo mensal "[i]literacia, que nesta edição conta com a apresentação do livro "Caril dos Anjos", de João Abreu. A publicação apresenta a exaltação da mulher numa linguagem especial e emocional . Já o cinema regressa ao Bar do Lago na quinta-feira, em parceria com a Audiência Zero, através da Mostra das Melhores Curtas Galegas, selecção de 2006.

Na sexta-feira, dia 8, pelas 22h00, o BL acolhe o Teatro Sem Palco, um projecto oriundo do Porto que apresenta propostas que provêm do surrealismo, do grotesco e de influências construtivistas, directamente expressas no trabalho "Quem conta um conto acrescenta um ponto...", em estreia no espaço cultural penafidelense.

Um ano a produzir e acolher cultura
Para assinalar um ano de existência, o BL propõe no sábado 16 horas "non stop" de animação. As "portas" abrem às 16h00 com uma edição especial da rubrica "Kafé Kosta" da autoria de Álvaro Costa, inserida num ambiente de festa "lusco-fusco", que culmina com os primeiros acordes da noite, pelas 22h00, a cargo dos "Elodio y los entes queridos". É entre a linha de cantautor e o pop com maiúsculas que se move o repertório de Elodio y Los Seres Queridos, banda que se apresenta como uma grande referência no panorama independente da música espanhola.

Pelas 23h00, sobem ao palco os U-Clic, uma das bandas mais promissoras e entusiasmantes da nova cena musical portuguesa. Com base em Tomar, são um projecto de rock electrónico de forte componente visual. Invulgarmente melódicos e ritmados, confundem ao princípio o espectador pela bizarra utilização da forma e da cor. A banda traz ao BL o seu novo trabalho, "Console Pupils".

As comemorações e animação prosseguem até aos primeiros raios de sol, com presenças sonantes que assumirão o comando da cabine do Bar do Lago.

Sem comentários: